ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CAR
×
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CAR
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CAR
De: R$ 117,00
Por: R$ 96,50
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - 2013

Autor(es): EVANDRO TINOCO MESQUITA
Edição: 1ª
Editora: ATHENEU
ISBN: 9788538804253
Número de Páginas: 309

Abordagem multidisciplinar ao paciente com insuficiência cardíaca' é um trabalho que pretende enfrentar o grande desafio dessa condição cardiovascular, que afeta cerca de 15.000.000 de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS.

Por sua incidência, a insuficiência cardíaca se equipara ao câncer e supera a AIDS em numero de mortes.

Em face da grandeza desses números e do comprometimento para a qualidade de vida de seu portador, o qual se estende à própria família, a Associação Médica Americana veio a considerá-la como uma sub-especialidade.

No Brasil, o Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, tem promovido intercambio cientifico dos profissionais de áreas distintas para abordagem da IC - os que se dedicam à atenção básica (médicos de família), a equipe multidisciplinar, cardiologistas, clínicos e cirurgiões.

A IC é uma síndrome clínica complexa, cuja principal característica é a deterioração gradual e progressiva da capacidade de bombeamento do coração e/ou dificuldades de enchimento dos ventrículos.

A IC tem ligação estreita com fatores cada vez mais presentes no cotidiano do homem urbano; doença coronária, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, viroses e uso de drogas ilícitas.

Há uma tendência contemporânea em expansão que consiste na criação de clínicas de IC, que são centros especializados que contam com cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que têm por objetivo acompanhar e informar os portadores das formas avançadas de IC e seus familiares, sempre seguindo protocolos embasados na melhor evidência cientifica.