INSTITUIÇÕES ESCOLARES PORQUE E COMO PESQUISAR - 2013
×
INSTITUIÇÕES ESCOLARES PORQUE E COMO PESQUISAR - 2013
INSTITUIÇÕES ESCOLARES PORQUE E COMO PESQUISAR - 2013
De: R$ 27,00
Por: R$ 22,95
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
INSTITUIÇÕES ESCOLARES PORQUE E COMO PESQUISAR - 2013

Autor(es): ESTER BUFFA / PAOLO NOSELLA
Edição: 2ª
Volume: 1
Editora: ALINEA
ISBN: 9788575166611
Número de Páginas: 94
Características: Formato Médio / Brochura

Sinopse
Como o próprio subtítulo sugere "Por que e como pesquisar" Instituições Escolares, a leitura de livros sobre a história da instituição mobiliza ações relevantes como a organização de exposições de documentos e a preservação de objetos para a criação de um museu. O conhecimento da história motiva os envolvidos para que melhor se cuide da própria escola e de sua história. Com base em sólido referencial teórico-metodológico, os pesquisadores estudam e constroem o passado das instituições, abordando temas como: escolha do objeto, levantamento das fontes, procedimentos essenciais da investigação e narrativa final.


Capítulo 1
Os estudos sobre instituições escolares: um balanço
Antecedentes históricos
Estudos atuais
Levantamento e apreciação geral

Capítulo 2
Por que pesquisar instituições escolares?
Análise das entrevistas
Excertos das entrevistas

Capítulo 3
Como pesquisar instituições escolares?
O objeto
As fontes
Os procedimentos e a narrativa

Capítulo 4
O método de investigação
O referencial teórico-metodológico: preocupação principal
O método dialético marxista

Características:

- ESTER BUFFA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1975) e doutorado em Ciências da Educação - Université Paris-Descartes (1979). É professora titular aposentada da UFSCar,SP.

Atualmente é professora do PPGE - mestrado e doutorado - da Universidade Nove de Julho, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação.

É assessora ad hoc do CNPq, CAPES, INEP, FAPESP. É membro co conselho editorial de vários periódicos. Publicou vários livros e artigos. Recentemente, publicou seu primeiro livro de poesia. É bolsista produtividade do CNPq desde 1991.

- PAOLO NOSELLA

Nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância.

Fez mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação.

Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE).

Orienta Dissertações e Teses em Educação, em duas linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Educativas. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas.

É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância; Educação Hoje; Perspectivas da filosofia da educação; Políticas Publicas Educacionais; Educação, Cultura e Infância e A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas

Educacionais. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre; Instituições Escolares: por que e como pesquisar.

É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político?: ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq.

Atualmente, como Pesquisador Sênior do CNPq, desenvolve um projeto sobre Ensino Médio: formação ou profissionalização? . É líder do Grupo de Pesquisa- GRUPISTED: Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas.