ENGENHARIA DE SOFTWARE - 3ª Ed. - 2009
×
ENGENHARIA DE SOFTWARE - 3ª Ed. - 2009
ENGENHARIA DE SOFTWARE - 3ª Ed. - 2009
De: R$ 210,00
Por: R$ 179,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
ENGENHARIA DE SOFTWARE - 3ª Ed. - 2009 - Ed. LTC
Autor(es): Paula filho, wilson de padua;

Desde o ano de 2003, quando foi publicada a segunda edição deste livro, importantes mudanças aconteceram em várias áreas da Engenharia de software.

Essas mudanças afetaram algumas das principais referências usadas no livro: Foi publicada uma nova edição dos padrões de Engenharia de software do IEEE; alguns padrões específicos forambastante modificados, alguns foram excluídos e outros acrescentados.

O principal modelo de capacitação de organizações produtoras de software, o SW-CMM, foi substituído pelo CMMI, commuitas alterações importantes de escopo, estrutura e conteúdo. Foi publicada a UML 2.0, nova versão da notação que se firmou como principal notação de modelagem orientada a objetos,com significativa ampliação de tipos de elementos e de diagramas.

Para a modelagem dos próprios processos de software, tornou-se disponível o SPEM 2.0, especialização da UML suportada pelo EPF, versão de uso livre da ferramenta usada para documentar o RUP, mais conhecido dos processos comerciais.

Em 2004, foi publicada a terceira edição do PMBoK (Project Management Body of Knowledge), que se tem consolidado como padrão de facto para a gestão de projetos. Em paralelo com esses acontecimentos, o processo Praxis, fio condutor do livro, evoluiu a partir da experiência adquirida na sua aplicação: Uso da versão original educacional do processo em vários cursos, principalmente em um curso de Especialização oferecido no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Vários resultados dessa aplicação foram relatos em artigos citados nas referências deste livro.

Uso de versões personalizadas do processo em projetos reais de desenvolvimento de software, principalmente no Synergia ? Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do DCC.

A lista a seguir resume as modificações de maior parte realizadas nesta edição: O material sobre UML foi aprofundado, atualizado para a UML 2.0 e trazido para o Cap. 2. O Cap. 4 agora trata do CMMI em detalhe. O Cap. 5 (antigo Cap. 2) foi complementado com material sobre processos ágeis, sobre o EPF (Eclipse Process Framework), e a descrição do processo Praxis foi atualizada para a versão 3.0. Os capítulos da parte de Métodos, que tratam das disciplinas da Engenharia de software, foram reorganizados em três seções: uma seção sobre os princípios gerais da disciplina; uma seção que trata das técnicas pertinentes à disciplina, de forma independente de processos; e uma seção que trata das atividades da respectiva disciplina no processo Praxis 3.0.

O Cap. 11 foi reunido com o Cap. 15, tendo sido reorganizado o tratamento da Gestão da qualidade. O Cap. 13 trata da nova disciplina de Gestão de alterações, reunindo os tópicos de gestão de configurações, alteração de requisitos e manutenção, que eram tratados nos antigos Caps. 10, 11 e 23. O Cap. 12 (antigo Cap. 10), que trata da Gestão de projetos, foi profundamente reorganizado, de acordo com as áreas do PMBoK. O Cap. 14 (antigo Cap. 12), que trata da Engenharia de processos, foi totalmente reorganizado e bastante aprofundado, considerando a utilização do EPF. Foi acrescentado um capítulo sobre Engenharia de sistemas (Cap. 15).

Os Caps. 16, 17 e 18 reorganizaram completamente o material dos antigos Caps. 13, 14, 17 e 18, tratando dos artefatos de modelagem usados no Praxis 3.0, nas disciplinas de Requisitos, Análise, Desenho e Testes. Os Caps. 22 e 23 remodelaram completamente o tratamento dos artefatos gerenciais usados no Praxis 3.0, que eram tratados nos antigos Caps. 10, 11, 21 e 22.

1256 pp - Formato grande - Capa dura - 9788521616504