PORTA DOS FUNDOS - 2013
×
PORTA DOS FUNDOS - 2013
PORTA DOS FUNDOS - 2013
De: R$ 49,80
Por: R$ 42,40
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
PORTA DOS FUNDOS - 2013

Autor(es): ANTONIO PEDRO TABET E OUTROS
Edição: 1ª
Volume: 1
Editora: SEXTANTE
ISBN: 9788575429648
Número de Páginas: 240

Este é o livro do Porta dos Fundos. São 37 roteiros dos esquetes que você já viu na internet. Mas aqui, tal qual um DVD, temos extras: fotos exclusivas e comentários dos autores!

Saiba qual foi a inspiração de cada um dos malucos que escrevem os vídeos, de onde vêm as ideias, como eles pensam e descubra que, no Porta, tudo começa pelo texto!

No início de cada capítulo, você ainda encontra um QR Code que leva diretamente ao vídeo no YouTube.
**
Forçando só um pouco a analogia, pode-se dizer que a história do humor brasileiro foi uma espécie de desnudamento progressivo, e já me explico.

Ele foi deixando pelo caminho peças de roupa e adereços: o colarinho largo e o nariz vermelho do palhaço de circo, a roupagem caipira e o dente preto das duplas sertanejas (no tempo em que as duplas sertanejas eram engraçadas de propósito), a maquiagem exagerada do cômico de teatro de revista, depois os estereótipos beirando o grotesco dos humorísticos da televisão, ou as caracterizações beirando o genial de um Chico Anysio, até chegar ao humor de cara limpa, sem adereços, sem roupa diferente e sem nenhum dente faltando do stand-up.

A turma do Porta não se priva de apelar, vez que outra, para fantasias – de super-heróis, de profetas barbudos, de Jesus Cristo –, mas a maior parte do seu humor é feito por pessoas normais em roupa de todo dia (em situações anormais e dementes, é verdade, mas poderiam ser você e eu).

O tal desnudamento progressivo do humorismo brasileiro que deu na geração do Porta, filha da internet, também deu na valorização da palavra, no texto acima de tudo.

Nunca antes o humor brasileiro tinha sido tão ousadamente inteligente.

Só posso imaginar um prazer maior do que ler estas transcrições de sketches (ainda se diz sketches?), muitos dos quais já se tornaram clássicos: participar de uma reunião de criação da turma.

Mesmo com o risco de ter que sair numa maca depois de tanto rir.
Luis Fernando Verissimo