VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - 2009
×
VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - 2009
VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - 2009
De: R$ 63,00
Por: R$ 24,90
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - 2009

Autores: ZENAIDE NETO AGUIAR/ MARIA CELESTE SOARES RIBEIRO
Editora : MARTINARI
Especialidade : INFECTOLOGIA
ISBN13 :9788589788052
Páginas : 443
Edição : 3º
Encadernação : BROCHURA

Este livro traz as doenças transmissíveis que têm relevância epidemiológica atualmente no Brasil, sendo abordados tanto os aspectos clínicos, como os de vigilância e controle.

O capítulo 1 situa a vigilância epidemiológica como parte da vigilância a saúde, discorrendo um pouco sobre seu histórico e seu conceito atual.

No capitulo 2, é apresentado um breve panorama da situação das doenças transmissíveis no Brasil.

A seguir, o capítulo 3 expõe os conceitos básicos para a compreensão da cadeia epidemiológica e as medidas para a interrupção da transmissão e traz, ainda, uma figura que esquematiza os elos envolvidos na transmissão.

Do capítulo 4 ao 29 são abordadas as seguintes doenças transmissíveis: aids, caxumba, cólera, coqueluche, dengue, difteria, doença de Chagas, esquistossomose, febre amarela, febre maculosa, hanseníase, hepatites virais, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral, leptospirose, malária, meningites, poliomielite, raiva humana, rota virose, rubéola e síndrome da rubéola congênita, sarampo, sífilis congênita, tétano, tuberculose, varicela e herpes zoster.

Para cada doença apresentada, foi adotado um roteiro sistemático e objetivo: 1) Introdução; 2) Aspectos epidemiológicos, incluindo a cadeia de transmissão; 3) Aspectos clínicos e diagnósticos; 4) Terapêutica e cuidados; 5) Vigilância epidemiológica e medidas de controle.

Este ultimo item enfatiza, sucintamente, as medidas a serem tomadas na ocorrência de um caso, surto ou epidemia, para que a situação seja controlada, não colocando em risco a saúde dos indivíduos, famílias e coletividade.

O capítulo final aborda o Programa Nacional de Imunizações, considerando que a utilização de vacinas ainda é a principal medida de controle das doenças transmissíveis.